Arquivo da categoria: My Blog

Cartilagem de Tubarão no Tratamento de Doenças Ósseas

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo no corpo que possui uma matriz resistente e flexível, feita de colágeno, proteína e açúcar. Ela é encontrada no nariz e nas orelhas, bem como nas articulações, incluindo joelhos, quadris, ombros e dedos.

A cartilagem utilizada em suplementos geralmente provém de tubarões ou vacas, denominada cartilagem bovina. A cartilagem de tubarão foi proposta como tratamento para o câncer, com base na falsa ideia de que os tubarões não contraem câncer. Nos tubos de ensaio, a cartilagem pareceu impedir a formação de novos vasos sanguíneos. Os tumores cancerígenos precisam de novos vasos sanguíneos para continuar crescendo, então os pesquisadores se perguntaram se a cartilagem de tubarão poderia encolher tumores.

cartilagem de tubarão

Mas até agora, estudos em pessoas não encontraram nenhuma evidência de que a cartilagem de tubarão pára, previne ou mesmo retarda o crescimento de tumores cancerosos. A cartilagem também foi proposta como tratamento para a osteoartrite, que é a artrite de “desgaste” que ocorre quando a cartilagem nas articulações se decompõe.

A ideia é que ao tomar cartilagem de tubarão ou cartilagem bovina, ou um suplemento chamado condroitina, que faz parte da cartilagem, ajudará seu corpo a reparar ou a desenvolver nova cartilagem nas articulações. Não há nenhuma evidência de que a cartilagem ajuda, mas a história é um pouco mais complicada quando se trata de condroitina.

Cartilagem de Tubarão para que serve?

A cartilagem às vezes é sugerida para as seguintes condições de saúde:

Psoríase – Estudos preliminares sugerem que extratos de cartilagem de tubarão podem reduzir a inflamação e coceira pela psoríase. A psoríase é um transtorno da pele que se apresenta como levantado, áreas rosa-avermelhadas cobertas com escamas prateadas e bordas vermelhas.

Osteoartrite – Duas substâncias que compõem cartilagem, glucosamina e condroitina foram estudadas para osteoartrite. Alguns desses estudos sugerem que a condroitina pode ajudar a tratar a osteoartrite que é comum à medida que as pessoas envelhecem. Em alguns estudos, os suplementos de condroitina reduziram a dor da osteoartrite. No entanto, nem todos os estudos são positivos e pesquisas recentes não mostraram nenhum benefício de tomar condroitina. Não está claro por que os estudos têm achados diferentes e os especialistas discordam sobre se o condroitina é útil no tratamento da osteoartrite.

cartilagem

Até agora, os estudos não demonstraram de forma conclusiva que o condroitina ajuda a reparar ou a desenvolver nova cartilagem. A condroitina é frequentemente tomada com glucosamina. Como a condroitina, a glucosamina também tem resultados conflitantes.

Câncer – Embora não haja evidência científica de que isso funcione, a cartilagem de tubarão tem sido amplamente utilizada como um tratamento alternativo para o câncer. Os pesquisadores se perguntaram se a cartilagem poderia produzir substâncias que impedem que os novos vasos sanguíneos cresçam. Os tumores cancerígenos dependem de vasos sanguíneos para sobreviver porque o sangue fornece oxigênio e nutrientes necessários para o seu crescimento.
Vários estudos clínicos foram feitos sobre cartilagem como tratamento para câncer, mas apenas alguns foram publicados em revistas científicas. Nenhum destes encontrou nenhum benefício no uso de suplementos de cartilagem para câncer, incluindo mama, cólon, pulmão, próstata, cérebro e linfoma. A evidência até agora não é conclusiva. Vários órgãos interromperam suas pesquisas sobre suplementos de cartilagem porque os preparativos foram contaminados e a Comissão Federal de Comércio tomou ações legais contra várias empresas que vendem produtos de cartilagem como uma “cura para câncer”.

Onde encontrar a Cartilagem de Tubarão

Você não consegue retirar a cartilagem dos alimentos. Só está disponível em suplementos. A cartilagem está disponível em forma de pó ou em cápsulas que contêm o pó. Também está disponível como um creme tópico. A maioria dos suplementos de cartilagem são feitos de fontes bovinas (vacas) ou tubarões.

Como tomar?

Crianças com menos de 18 anos não devem tomar cartilagem. Para adultos de 18 anos ou mais: foram utilizadas doses de 200 a 2.000 mg por quilograma de peso corporal, 2 a 3 vezes por dia.

Pergunte ao seu médico a melhor dose. É possível que altas doses de cartilagem possam significar que você obteria mais cálcio do que o recomendado.

Efeitos Colaterais

Devido ao potencial de efeitos colaterais e possíveis interações com medicamentos, você deve tomar suplementos dietéticos somente sob a supervisão de um profissional de saúde com conhecimento. Os efeitos colaterais podem incluir náuseas, vômitos, constipação e mudança de gosto.

Informe ao seu médico imediatamente se ocorrerem algum destes efeitos colaterais graves: fraqueza, cansaço, tonturas, sede incomum ou urina, tremores, mudanças de humor ou sintomas mentais.

Procure assistência médica imediatamente se algum desses efeitos colaterais raros e graves ocorram: sintomas de doença hepática, incluindo amarelecimento de olhos ou pele, dores de estômago severas, náuseas persistentes ou urina escura.

Verifique os rótulos com cuidado e compre apenas suplementos que contenham 100% de cartilagem de tubarão puro. Houve pelo menos um caso de hepatite relatado por tomar cartilagem de tubarão.

Contra Indicações

Mulheres grávidas e amamentantes, crianças e pessoas que se recuperam de uma cirurgia ou um ataque cardíaco não devem tomar suplementos de cartilagem.

NÃO use a cartilagem por si só para tratar o câncer. O câncer requer tratamento médico convencional.

Os produtos de cartilagem de tubarão podem conter altos níveis de cálcio. Pessoas com doença renal, ritmos cardíacos anormais, tendência a formar cálculos renais, e aqueles com câncer que aumentam os níveis de cálcio não devem tomar cartilagem.

A cartilagem do tubarão pode baixar os níveis de açúcar no sangue. As pessoas com diabetes devem conversar com seu médico antes de tomar a cartilagem, para que seus níveis de açúcar no sangue possam ser monitorados.

Sucos de frutas ácidas, como maçã, uva ou arando, podem reduzir a quantidade de cartilagem de tubarão que seu corpo absorve.

Se você está sendo tratado com algum dos seguintes medicamentos, não deve usar suplementos de cartilagem sem antes falar com seu médico.
Diuréticos tiazídicos (pílulas aquáticas): a cartilagem contém altas quantidades de cálcio. Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, podem aumentar os níveis de cálcio no sangue. Tomar cartilagem juntamente com diuréticos pode levar a níveis perigosos de cálcio.

Medicamento tireoidiano: a cartilagem do tubarão pode interagir com medicamentos tireoidianos.

Suplementos de cálcio: tomar cartilagem de tubarão juntamente com suplementos de cálcio pode levar a níveis elevados de cálcio no sangue.

Medicação para o Diabetes: a cartilagem do tubarão pode baixar os níveis de açúcar no sangue, aumentando o risco de hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue.

Antibióticos: alguns antibióticos podem interagir com a cartilagem de tubarão.